Quem sou eu

Minha foto
Este BLOG é construído pelos alunos do curso de Pedagogia, da Unidade Sumaré, como atividade curricular da disciplina de Tecnologia da Educação I. Estamos expereciando a tecnologia para incorporá-la às práticas pedagógicas vindouras!!! Representamos a busca legítima de uma educação de qualidade. Novos profissionais com novos horizontes. Saudamos a todos os educadores e futuros educadores que puderem visitar esse espaço, e agradecemos à todos pelas contribuições e comentários.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

CULINARIA:Nhoque da sorte.


Muitos acreditam na simpatia do nhoque da fortuna, que, a cada mês, tem mais simpatizantes, seja pela esperança ou pela oportunidade de partilhar com amigos este momento de ilusão
Conta a história que São Pantaleão, num dia 29 de dezembro, vestido de andarilho, perambulava por um vilarejo, em algum lugar da Itália. Com fome, bateu à porta de uma casa e pediu comida. Foi recebido por um casal que, mesmo com certa desconfiança, o convidou para sentar-se à mesa com eles. Como eram pobres e os tempos eram difíceis, não tinham muito o que comer. O único alimento eram nhoques, que dividiram com o Santo: sete nhoques para cada um. São Pantaleão comeu, agradeceu a acolhida e se foi. Para a grande surpresa, ao retirar a mesa, o casal encontrou em baixo dos pratos moedas de ouro.
A simpatia é simples: coloca-se uma nota de qualquer valor sob o prato com nhoque. Pode ser dólar, real ou qualquer moeda estrangeira. Em seguida fique de pé e concentre-se para iniciar o ritual. No prato, separe sete nhoques e coma um a um. Para cada nhoque, faça um pedido diferente. Depois, sente-se e saboreie o restante do prato, de preferência com um bom vinho italiano. O dinheiro colocado sob o prato deve ficar guardado até o próximo dia 29, para garantir a fartura. Outros dizem que deve ser dado a alguém que necessite ou usado quando for feita nova simpatia.

Ingredientes:
sal a gosto
30 g de manteiga
1,5 kg de batata média descascada
250 g de farinha de trigo peneirada
3 xícaras (chá) de molho à bolonhesa
pimenta-do-reino a gosto
100 g de queijo parmesão ralado
3 colheres (sopa) de fermento em pó
3 gemas de ovo
3/4 de xícara (chá) de água fervente

 Modo de Preparo:
Coloque as batatas em um recipiente refratário fundo, despeje a água fervente, cubra e leve ao forno em potência alta por 20 minutos, até que as batatas estejam macias. Mexa a cada 8 minutos. Retire-as do microondas, escorra bem e amasse-as com manteiga até até obter uma massa lisa. Junte o queijo, a farinha, o fermento e as gemas.
Tempere com sal e pimenta. Divida a massa em partes, modele-as formando rolos de 1 cm de diâmetro e corte-as em pedaços de de 2,5 cm. Conserve os nhoques em superfície enfarinhada para que não grudem. Em um refratário fundo coloque a metade da água e leve-a ao forno para ferver. Coloque 1/2 dos nhoques na água e leve ao forno na potência alta por 6 minutos ou até que subam à superfície, mexendo com cuidado, na metade do tempo.
Retire do microondas e escorra-os com cuidado, colocando-os sobre papel absorvente. Leve a água novamente ao forno para aquecer por 2 a 3 minutos. Cozinhe outra porção de nhoque e proceda da mesma maneira. Para cozinhar a terceira parte dos nhoques, renove a água, utilizando a outra metade que ficou reservada. Depois de todos os nhoques cozidos, coloque-os em uma fôrma refratária intercalando com o molho. Polvilhe com queijo ralado e leve ao forno para aquecer por 3 minutos.

 Categoria: Grãos e Massas
 Esta receita: usa microondas
 Temperatura: Quente
 Dificuldade: Difícil
 Tempo de preparo: 40 min.
 Rendimento: 4 porções

Nenhum comentário:

Postar um comentário