Quem sou eu

Minha foto
Este BLOG é construído pelos alunos do curso de Pedagogia, da Unidade Sumaré, como atividade curricular da disciplina de Tecnologia da Educação I. Estamos expereciando a tecnologia para incorporá-la às práticas pedagógicas vindouras!!! Representamos a busca legítima de uma educação de qualidade. Novos profissionais com novos horizontes. Saudamos a todos os educadores e futuros educadores que puderem visitar esse espaço, e agradecemos à todos pelas contribuições e comentários.

domingo, 24 de outubro de 2010

Um futuro melhor é você quem faz



Quando se olha para o futuro, ele imediatamente se modifica apenas à luz desse olhar, que pode levar a pessoa a considerar com maior calma e clareza o que deseja, e tomar providências para que o melhor se cumpra. O futuro muda só porque se olhou para ele e, a cada vez que se olha, ele se transforma de novo.

O ser humano não parece preparado para perceber essa verdade, uma vez que tem grande necessidade de vivências concretas. Por isso, toda nossa espécie vive agarrada ou ao seu presente, centralizando-se apenas na sua verdade individual, ou acaba por se vincular plenamente ao passado, onde deixou um amor, uma esperança, uma decepção ou mesmo uma vitória marcante.

Sem dúvida, é difícil perceber que o futuro se constrói no presente, e sempre a partir das orientações de experiências passadas, que podem até ser repetidas, quando foram boas. Não se trata, porém, de fazer planos e esperar que eles se concretizem. Pode-se dizer que é algo mais profundo, mais ligado à própria intuição que cada um de nós tem, em maior ou menor grau, para distinguir o que pode dar felicidade e aquilo que pode fazer o mal a nós mesmos.
Isso porque todo e qualquer ser humano, acredite ou não, é dotado de um instinto específico de alerta, que o leva a pressentir que algo escolhido não vai dar certo e, pelo contrário, pode até prejudicá-lo.
Quantas vezes não se ouve frases do tipo: "fumar mata, eu sei, mas não me importo", ou "ele bebe, mas me caso com ele assim mesmo", ou "ela vai aprender a me amar com o tempo", ou "só mais um pedacinho de pudim", ou ainda, "vou deixar esse horrível emprego, porque existem melhores".
Esses são exemplos de fórmulas de pensamento que podem implicar em grande infelicidade no transcorrer do tempo. Está claro que nem todas as escolhas se processam num nível tão primário, por isso esses exemplos são apenas para ilustrar.
No caso de dificuldade para vencer as marcas do passado, ou de planejar e cumprir um futuro melhor, a ajuda de um consultor esotérico, vidente, astrólogo, tarólogo, entre outros, assim como também o parecer de um psicoterapeuta, podem ajudar muito na busca de um futuro melhor, porque o futuro é a pessoa quem faz.

Marina Gold

Nenhum comentário:

Postar um comentário