Quem sou eu

Minha foto
Este BLOG é construído pelos alunos do curso de Pedagogia, da Unidade Sumaré, como atividade curricular da disciplina de Tecnologia da Educação I. Estamos expereciando a tecnologia para incorporá-la às práticas pedagógicas vindouras!!! Representamos a busca legítima de uma educação de qualidade. Novos profissionais com novos horizontes. Saudamos a todos os educadores e futuros educadores que puderem visitar esse espaço, e agradecemos à todos pelas contribuições e comentários.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

CUIDADO COM A ANOREXIA

De uma maneira geral:
·         A Anorexia Nervosa é muito mais freqüente em adolescentes do sexo feminino do que masculino. Pode aparecer na idade adulta.
·         Quanto mais tarde aparece, melhor é a evolução.
·         Anoréxicas não acham que estão doentes nem aceitam se tratar.
·         Bulímicas procuram tratamento, incentivam outras mulheres a se tratar, etc.
·         Anoréxicas preferem trocar idéias sobre dietas, laxantes, diuréticos, técnicas de provocar vômitos e como enganar a família e o médico.
Para os pais:
Na primeira consulta os pais querem "ouvir tudo sem dourar a pílula".
Depois, acham que o médico foi duro e radical.
Dali alguns meses verão que essa "dureza" tinha sentido. Por mais que os pais e os médicos achem que estão controlando a situação, as Anoréxicas são sempre mais espertas. Não acreditem em quem promete um jardim de rosas para o tratamento. Em Anorexia Nervosa não existem jardins de rosas.
O desgaste para a família, terapeutas, médicos e acompanhantes é grande. Raramente a paciente se trata por muito tempo com a mesma equipe que diagnosticou e iniciou o tratamento.
Sintomas e sinais:
·         Emagrecimento. Anoréxicas com 42 Kg são consideradas de peso bom. Freqüentemente o peso chega a 36 Kg ou menos.
·         Vômitos provocados com os dedos, com cabos de colher, com arames, com contrações abdominais, etc. Elas vomitam no banheiro, no chuveiro, em vasos de plantas, sacos plásticos, papel higiênico, onde for possível. Se não vomitarem se sentem sujas por dentro e "estufadas".
·         Quando se consegue que elas façam refeições com a família, sempre há um motivo para saírem da mesa logo que acabam de comer. Geralmente vão ao banheiro vomitar em segredo.
·         Amenorréia (interrupção da menstruação). A menstruação pode cessar antes de perda de peso grave (a desnutrição não é a única causa da amenorréia) e pode voltar antes de um ganho de peso importante.
·         Destruição do esmalte dentário (por causa dos vômitos).
·         Pele seca e amarelada, cabelos finos, secos e quebradiços (pela desnutrição).
·         Excesso de exercícios físicos.
·         Visão distorcida do próprio corpo. As anoréxicas nunca acham que estão magras o suficiente. Elas se olham no espelho e vêem os seios e o abdômen grandes demais.
·         Uso (geralmente escondido) de diuréticos, laxantes, hormônios de tireóide e pílulas para emagrecer.
·         Comorbidade (doenças concomitantes) com Depressão, DOC principalmente alternância de fases com Bulimia.
·         Isolamento social. São retraídas, pouco expansivas, quase sem amigos, não tem namorado,
·         Adoram cozinhar e servir comida para os outros.
·         Geralmente são meninas inteligentes, perfeccionistas e bonitas.
·         Acham que o tratamento é totalmente desnecessário. Vão ao médico apenas para que a família as deixem em paz.
·         Alternância com fases de Bulimia, quando comem tudo que está pela frente, a ponto dos pais terem que trancar a despensa da casa.
Causas.
Com  certeza existe mais de uma causa e ela certamente não é só emocional ou psicológica. Quem já viu uma Anoréxica de 40 KG sair de um hospital e continuar achando que não está doente vai me entender. Provavelmente existem componentes psicológicos, biológicos, ambientais e culturais. A impressão que temos é que por motivos sociais ou profissionais começa um emagrecimento e depois de um certo ponto algum mecanismo cerebral toma conta da menina e assume o comando.
Tratamento.
O tratamento é sempre multi profissional, talvez o mais multi profissional de toda a psiquiatria.
·         Antidepressivos e outros medicamentos, conforme a situação.
·         Psicoterapia.
·         Orientação Nutricional.
·         Orientação familiar, pois é uma luta de anos
Quando o médico disse que é grave, ele não exagerou. A Anorexia tem índice de mortalidade entre 10 e 30% assim como muitas complicações clínicas:
·         Metabólicas: hipotermia, desidratação, perda de potássio, magnésio, cálcio, fósforo, aumento de colesterol, hipoglicemia.
·         Cardiovasculares: hipotensão, bradicardia, arritmias cardíacas, etc.
·         Imunológicas: baixa de resistência a infecções.
·         Gastroenterológicas: cáries, erosão de esmalte dentário, hipertrofia de glândulas salivares, obstipação intestinal, cólon irritável, etc.
·         Hematológicas: anemia, diminuição de proteínas, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário